Por Mariana Guimarães
Geralmente feiticeiros, sentados em seus banquinhos observam atentamente àqueles que lhe pedem ajuda, benzendo com arruda e guiné e abençoando com água benta. Assim, eles purificam no plano espiritual, estabelecendo uma limpeza e harmonização das vibrações daqueles que pedem socorro.
Trabalham na Linha das Almas ou de Yorimá (que traduz: Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, ou ainda, Palavra Reinante da Lei) representa em suas naturezas espirituais a manifestação da fé, humildade, sabedoria, caridade e maturidade. Através da humildade, amor, caridade e compreensão, eles consolam os aflitos, reanimam os fracos e a tudo perdoam, se houver arrependimento.
Representam um grupo social sofrido e discriminado. Mesmo tendo sido tirados à força de sua terra natal para serem submetidos a 378 anos de escravidão no Brasil, não perderam sua religiosidade, nem o respeito pelas entidades ancestrais cultuadas pelos seus.
13 de maio foi escolhido para a celebração porque nesta data foi assinada a Lei Áurea, para a abolição da escravatura no Brasil.
Na T.I.O., temos exemplos de Pretos Velhos de origem muçulmana. Afinal, o Islamismo é a religião com o maior número de adeptos na África (45%).
Viva este abençoado dia! Deus salve todos os Pretos e Pretas Velhas!
Comments